Hoje assisti ao episódio de uma série e fiquei com uma frase na minha mente. Ela me fez refletir sobre algumas coisas e por esse motivo, resolvi escrever aqui o meu ponto de vista sobre o assunto.
A frase em questão foi:
"Um rebote. No basquete, o rebote é a tentativa de recuperar a bola após um arremesso errado, oferecendo uma segunda chance. Mas, na vida real, às vezes não temos a oportunidade de dar um rebote." — The Rebound
Embora essa frase se refira à situação do treinador na série, sua filosofia pode ser aplicada de maneira muito mais profunda à vida. Afinal, todos nós já nos arrependemos de escolhas feitas em algum momento.
Todos os seres humanos estão sujeitos a errar, a seguir por caminhos inadequados e, principalmente, a desejar ser uma pessoa diferente em fases distintas da vida. Mudar não é um erro. A mudança é parte do amadurecimento pessoal e das oportunidades que surgem.
Nosso círculo social e o ambiente ao nosso redor desempenham um papel crucial nessa transformação. No entanto, não podemos culpar o universo quando as coisas não saem como planejado. Precisamos ser proativos e enfrentar os obstáculos que aparecem em nosso caminho. Somente assim poderemos superar adversidades e abrir as portas para um "novo eu". Um recomeço, ou, como diz a série, um rebote.
Entretanto, é mais fácil falar do que fazer.
Às vezes, essa oportunidade de recomeçar ou mudar surge em nossos vidas, mas nós não as enxergamos ou por medo fingimos não ver.
Muitas pessoas, assim como eu, tendem a se autossabotar, acreditando que não conseguirão alcançar seus objetivos, ou até mesmo temendo a tentativa. Esse medo não apenas bloqueia nossa evolução pessoal, mas também nos mantém em uma "zona de conforto", onde a frustração diária se torna mais fácil de lidar do que o risco de não conseguir algo novo.
Sinceramente, evoluir como ser humano não é uma tarefa simples. No entanto, a vida é curta demais para viver com medo indefinidamente. Se pessoas como eu e você não lutarmos por nossos objetivos e não tentarmos algo novo, permaneceremos estagnados em uma versão de nós mesmos que não nos orgulha.
Sei que este texto não é muito inspirador, mas gostaria de compartilhar essa reflexão. Por mais que a vida seja difícil, precisamos continuar lutando, vivendo por aqueles que amamos e, principalmente, por nós mesmos.
Espero que essa linha de pensamento possa ajudar vocês de alguma forma também.
Comments