Escolher uma cortina pode parecer algo simples, mas não é. Antes de mais nada, é preciso calma e análise de suas funções, como por exemplo, garantir a privacidade, controlar a luminosidade, decoração, ou abafar ruídos. Vem comigo que vamos escolher a sua cortina perfeita!
.
Vamos começar falando da função da sua cortina. Cores neutras (off-white, bege ou branco) são perfeitas para janelas, pois entram em harmonia com qualquer ambiente e evitam conflito com a decoração da sala. Para ambientes com charme e sofisticação, como salas e escritórios, use cortinas mais leves, com tecidos como seda e voil. Se o seu foco é o banheiro, jamais escolha modelos em tecido, pois ficam sujeitos a mofo com a umidade natural do cômodo. O recomendado nesse caso são cortinas de PVC e materiais semelhantes.
.
Agora, se você estiver procurando algo para trazer calor e privacidade, os tecidos escuros são perfeitos - mas cuidado! Tecidos escuros retém mais calor e, consequentemente, podem causar certos desconfortos em casa dependendo da época do ano. E, infelizmente, tecidos de tons mais escuros costumam desbotar com o tempo, mesmo tomando cuidados na higienização e lavagem das cortinas.
.
Muito bem, escolhemos função e a tonalidade da cortina. Hora de prestar atenção nos cuidados que cada material pede. Independente de sua escolha, é uma boa ideia sempre conferir se o tecido é pré-lavado. Caso não seja, confirme se há porcentagem de encolhimento. Já pensou instalar sua cortina e, após a primeira lavagem faltar pano para a medida original? E, se suas cortinas forem lavadas em casa, prefira tecidos 100% sintéticos. Afinal, ninguém quer ficar dias com o varal ocupado, certo?
Comments